logo
Entre em contato e saiba mais sobre como a DataUnique pode transformar seu negócio.

Fale Conosco

contato@dataunique.com.br
(62) 3932-2500
banner-winthor-sidebar
 

3 benefícios da virtualização de servidores

3 benefícios da virtualização de servidores

banner-winthor-header

Se você está atento ao mercado de tecnologia, já percebeu o quanto a virtualização de servidores está ganhando espaço no mercado atual. Isso acontece porque essa tecnologia tem se provado uma solução revolucionária para gerenciamento de TI, apresentando recursos que nunca seriam possíveis em uma infraestrutura física.

 

A virtualização consiste em criar uma versão virtual de algo, podendo ser um servidor, um sistema operacional, um aplicativo, um dispositivo de armazenamento ou até mesmo um recurso de rede. O processo de virtualização de servidores permite executar vários sistemas operacionais (máquinas virtuais) simultâneos em um mesmo dispositivo de hardware. Dessa forma, esses recursos são utilizados de forma otimizada e a gestão dos sistemas é feita de forma centralizada.⠀ ⠀

 

Ainda não possui servidores virtualizados? Então confira abaixo como esse processo pode transformar seu negócio!⠀⠀

 

1. Redução de custos

 

Para manter uma estrutura presencial, é necessário que a empresa disponha de um ambiente preparado, que envolve:

 

  • aquisição de equipamentos;
  • despesas com licenciamento de software;
  • gastos com energia elétrica para manter equipamentos e resfriar sala (precisam estar disponíveis 24h);
  • contratação de equipe;
  • compra ou aluguel de espaço físico para armazenar a estrutura.

 

Com a virtualização de servidores, essa infraestrutura continua existindo, porém a sua manutenção é de responsabilidade da provedora do serviço. Assim, é possível utilizar ao máximo os recursos dos servidores, com o melhor custo-benefício.

 

2. Segurança

 

A segurança dos dados é crucial para o sucesso de qualquer negócio e é por isso que as empresas estão cada vez mais investindo na virtualização de servidores. Isso porque os provedores devem oferecer recursos para garantir a segurança dos dados da empresa, como equipamentos de qualidade, backup, profissionais capacitados e sempre disponíveis.

 

Além de proporcionar a proteção dos dados em casos de ameaças cibernéticas, os servidores virtuais também oferecem o recurso de recuperação em casos de falhas e desastres. Como os dados não estão vinculados a um servidor físico, em caso de falhas, as máquinas virtuais são recuperadas automaticamente de forma instantânea.

 

3. Aumento de Desempenho

 

Menos servidores físicos, também significa que há menos para manter e gerenciar. Antes, os sistemas que costumavam levar dias ou semanas para serem provisionados, são realizados em minutos com a virtualização.

 

Isso faz com que sua equipe de TI tenha mais tempo para investir em tarefas mais produtivas, e os sistemas funcionam de forma otimizada realizando tarefas e rotinas com mais agilidade.

 

Como virtualizar os servidores?

 

Como você pôde perceber, a virtualização de servidores traz inúmeras transformações positivas para o seu negócio. Mas ainda assim, mudar uma infraestrutura física para a virtual, sem o conhecimento adequado, pode trazer alguns problemas.

 

Aqui na DataUnique, nossa equipe realiza e acompanha de perto todo esse processo e a migração de ambientes é feita sem a necessidade de reinstalar e reconfigurar os sistemas. Quer atualizar seu ambiente? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

 

 

 

 

 

Sofia Carvalho

sofia.carvalho@kampana.digital

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.