logo
Entre em contato e saiba mais sobre como a DataUnique pode transformar seu negócio.

Fale Conosco

contato@dataunique.com.br
(62) 3932-2500
banner-winthor-sidebar
 

4 Requisitos que todo Data Center deve ter

4 Requisitos que todo Data Center deve ter

banner-winthor-header

Existem vários casos em que empresas precisam montar seu Data Center, ou contratar um serviço de Data Center. Neste artigo vamos listar alguns requisitos que são praticamente obrigatórios para todos os Data Centers. Portanto, fique atento quanto se o serviço que você está contratando, ou o Data Center que você está construindo respeitam esses requisitos.

  • Criptografia

Pode parecer básico, mas você ainda encontra no mercado empresas oferecendo o serviço de datacloud sem a utilização de criptografia durante a troca de dados e durante o armazenamento. Não criptografar os dados é bastante perigoso. Esse requisito significa que os dados devem estar criptografados para evitar que pessoas mal intencionadas os utilizem. Caso ocorra um invasão, a criptografia realiza a prevenção, no qual os dados roubados estarão embaralhados de forma que o invasor não conseguirá decifrar.

Atualmente, os dados de uma empresa é o bem mais valioso que ela tem.

  • Redundância

Existem três tipos principais de redundância que são requisitos para a construção de um Data Center. São eles a redundância de equipamentos, energética e de refrigeração.

 

  • Equipamentos

 

 

Os Data Centers são conhecidos pela alta disponibilidade. Portanto, a alta disponibilidade é um dos principais motivos de existir a redundância. Caso algum equipamento falhe de alguma forma, outro equipamento está pronto para entrar em ação. Então, equipamentos são espelhados de maneira que o cliente ou usuário nunca fique sem acesso aos dados. Essa taxa de uptime é um dos fatores que indicam o tier do Data Center.

 

      • Energética

 

Imagine que você está trabalhando e de repente seus sistemas param de funcionar. Você entra em contato com a empresa que administra seus dados no Data Center e recebe a seguinte resposta: acabou a energia no nosso Data Center, por isso os serviços estão indisponíveis. Isso é inadmissível, não é verdade?

Portanto, é indispensável a utilização de fontes de energia redundantes em um Data Center. Ou seja, no mínimo duas fontes independentes de energia que entre em funcionamento imediatamente após a falha da principal. Além disso, ter UPS/nobreaks disponíveis para segurar o funcionamento do Data Center por horas. Esses requisitos asseguram a alta disponibilidade do ambiente do cliente.

      • Refrigeração

 

Os servidores realizam muitos processamentos, portanto os equipamentos dissipam muito calor. A refrigeração dos Data Centers precisa ser feita com equipamentos especiais (não se utiliza os ar condicionados comuns). Uma falha nesse sistema de refrigeração pode acarretar na falha dos servidores e até queimar equipamentos por superaquecimento. Portanto, caso esse sistema falhe, um sistema de refrigeração redundante deve entrar em ação de forma imediata.

FAÇA PARTE DA LISTA VIP DA DATAUNIQUE

 

  • Proteção contra desastres

Todos os locais estão sujeitos a desastres da natureza. Exemplos desses desastres são inundações e terremotos. Portanto, a replicação de dados se faz tão importante. Se assegure que os seus dados estejam sendo replicados em Data Centers localizados em locais geográficos diferentes. Assim, caso um desastre inevitável como esse aconteça, seus dados continuem a salvo.

  • Sala Cofre

Nosso último requisito dessa lista é a sala cofre. Os Data Centers devem ser construídos dentro de uma sala segura, onde suas paredes são reforçadas e sua entrada só é possível com um rigoroso controle de acesso. Os Data Centers armazenam informações muito importantes e confidenciais, portanto a segurança física do local também deve ser diferenciada. O controle de acesso é feito normalmente através de leitura da digital.

paulo.prestes

paulo.prestes@dataunique.com.br

Nenhum Comentário

Escreva um Comentário

Comentário
Nome
Email
Website