5 Dicas para Administrar seu Banco de Dados com Excelência

11 set

5 Dicas para Administrar seu Banco de Dados com Excelência

Design sem nome (2)

Os sistemas de Banco de Dados da sua empresa são administrados de forma correta?

Confira as dicas indispensáveis que garantem a segurança e o bom funcionamento do seu Banco de Dados:

 

Controle o privilégio de quem acessa o seu Banco de Dados

Os dados da sua empresa são extremamente sensíveis, portanto as pessoas que tem acesso a esses dados devem ser devidamente selecionadas. Utilize tipos de acesso com privilégios distintos. É muito importante que apenas profissionais capacitados e certificados tenham acesso irrestrito aos dados. Outros funcionários e técnicos devem ter seu privilégio especificado de acordo com sua função. Portanto, utilize mecanismos de segurança discricionários para conceder privilégios aos usuários. Especifique o modo de acesso a registro de dados e arquivos específicos:

      • Leitura;
      • Inserção;
      • Exclusão;
      • Atualização.

 

Centralize a Administração do seu Banco de Dados

Dados vindo de muitos locais diferentes causam problemas constantes quando não administrados da maneira correta. O ideal é centralizar todas as informações em um sistema robusto que consiga organizar e mostrar todas as informações necessárias. Portanto, visando essa centralização no gerenciamento de banco de dados, a DataUnique Tecnologia oferece com exclusividade o sistema DataMonitor capaz de monitorar todas as instâncias de seu sistema com alta tecnologia. A análise de relatórios completos devem fazer parte da rotina de todos os administradores de banco de dados.

 

Contrate DBAs certificados ou uma empresa especialista no segmento

A boa administração de suas informações só serão feitas com exatidão se feita por profissionais certificados e com experiência. Os dados da sua empresa são muito valiosos para uma pessoa/empresa sem qualificação administrar. Tome muito cuidado com empresas que oferecem serviços com preços muito abaixo do praticado pelo mercado. Muitas empresas não armazenam os dados em locais apropriados para economizar, porém quando algum problema ocorre o prejuízo é enorme! Sua empresa pode ficar OFF por muitas horas ou até dias. Em casos mais graves ocorre também a perda de arquivos importantes.

"Imagine se você perdesse todos os dados da sua empresa"

Perder o dados da empresa gera muitos transtornos e em muitos casos pode levar a empresa à falência! Escolha com sabedoria que irá administrar seus dados.

 

Tenha um plano de segurança contra desastres

Tenha absoluta certeza de que a contingência de seu ambiente esteja funcionando corretamente. Conferir se os backups realizados não estão corrompidos é essencial para o administrador de banco de dados. Fique atento aos alertas e logs produzidos pelo seu gerenciador. Saber interpretar e agir rapidamente e com sabedoria é um diferencial que pode salvar os dados da empresa. Mesmo que você não seja especialista, pergunte para a pessoa/empresa que administra seu banco de dados se as informações estão sendo replicadas em ambientes com localização geográfica diferente. Pois, desastres naturais como enchentes e terremotos acontecem e seu plano de segurança deve incluir essa possibilidade.

"Seu DBA realiza testes de integridade do backup?"

Mantenha o sistema atualizado

Atualizações dos sistemas de banco de dados são lançados com frequência. É de extrema importância que o administrador do ambiente fique atento a essas atualizações, pois ambientes desatualizados estão sujeitos a invasões e travamentos. Muitas empresas possuem dados sensíveis que precisam de alta segurança.

"O roubo de dados pode paralisar uma empresa por completo!"

Fique atento a todos os patches de atualização liberados para o servidor de banco de dados e para o sistema operacional.