logo
Entre em contato e saiba mais sobre como a DataUnique pode transformar seu negócio.

Fale Conosco

contato@dataunique.com.br
(62) 3932-2500
banner-winthor-sidebar
 

Banco de Dados, o que é e por que ele é tão importante?

Banco de Dados, o que é e por que ele é tão importante?

banner-winthor-header

Primeiramente, para entender a importância de um Banco de Dados, precisamos entender o que é um Banco de Dados. Falando de forma bem simples, podemos dizer que é um agrupamento de informações organizadas que se relacionam entre si para permitir mais segurança e efetividade na pesquisa de informações.

 

Sendo assim, podemos dizer que o Banco de Dados é uma peça vital para o bom andamento das operações de uma empresa; o mal funcionamento do mesmo pode acarretar em queda nas vendas, redução na produtividade da equipe, fora o risco que a empresa tem caso algum destes dados desapareçam ou estejam vulneráveis afinal, a LGPD está aí.

 

É comum as pessoas confundirem e não saberem diferenciar um Sistema de um Banco de Dados pensando ser a mesma coisa, porém, ambos atuam como softwares complementares. Esses softwares são interdependentes e as informações que estão contidas no Banco de Dados precisam estar sempre confiáveis, acessíveis e salvas em um local seguro para que o Sistema seja alimentado e funcione bem.

 

Resumindo, o sistema de uma empresa é como se fosse uma casca com funções e interações que permitem consultar e processar os dados que estão armazenados no Banco de Dados.

 

Algumas tecnologias de Bancos de Dados mais comuns no mercado, são:

 

· Oracle

· SQL Server

· Postgresql

· Mysql

 

A pessoa que fica responsável por cuidar de um Banco de Dados é conhecida através da sigla em inglês DBA (Data Base Administrator), o que em tradução para o português se torna: Administrador de Banco de Dados.

 

As competências e atividades comuns de um DBA são ligadas ao gerenciamento do Banco de Dados. Geralmente ele vai realizar manutenções preventivas a fim de garantir a melhor performance, monitorar eventos de travamento e espera, provisionar recursos conforme a demanda das aplicações, acompanhar e definir estratégias de backup, tudo a fim de garantir uma melhor experiência para o usuário final e manter a integridade dos dados.

 

Para entender a importância desse profissional dentro de uma empresa, é só fazer as seguintes perguntas:

 

Seus dados são importantes? Seu sistema é importante? Se sim, é imprescindível que você tenha um DBA acompanhando seu ambiente.

 

É importante saber que não é qualquer profissional da área de TI que é capaz de lidar com o gerenciamento de um Banco de Dados, e caso esse profissional não esteja preparado, um trabalho ruim pode facilmente levar à perda parcial ou total das informações, indisponibilidade do sistema, reclamação por parte dos funcionários, dentre outros prejuízos.

 

Quando nos referimos a TI, o tempo de formação é longo e complexo, existe um mundo de possibilidades e tecnologias para serem estudadas. Mesmo um excelente profissional não conseguiria estudar muitas vertentes e se especializar em todas. Uma analogia fácil para compreender a necessidade de uma qualificação específica nesta área seria perguntar a si mesmo se você se sentiria confortável procurando um neurologista caso quebrasse o seu pé? Imagino que não!

 

Seguindo este raciocínio, fica fácil perceber que saber escolher um bom profissional para atuar nesta área é fundamental. Muitas vezes ter um colaborador que não está qualificado para este cargo pode ser tão ou mais grave do que não ter ninguém responsável por cuidar do Banco de Dados de sua empresa.

 

Eu diria que o primeiro e mais importante quesito para diferenciar um bom profissional seria a transparência. Caso você tenha respaldo de tudo que está sendo feito, consiga acompanhar o monitoramento de seus dados, recebe notificações a respeito de problemas, não possui reclamações constantes de lentidão e conta com profissionais que possuem certificações para cuidar de seu ambiente, esse é um sinal de que você está no caminho certo.

 

Apenas por curiosidade, nós da Dataunique monitoramos mais de 100 itens em um único servidor de Banco de Dados, realizamos revisões constantes do ambiente, notificamos sobre alertas e sempre avisamos nossos clientes sobre tudo o que está sendo feito e o que precisa ser feito no ambiente para garantir a continuidade do seu negócio. Fazemos tudo isso de forma prática e simplificada, através de um aplicativo que pode ser acessado facilmente em qualquer lugar.

 

Caso tenha interesse nos procure para saber mais a respeito da nossa ferramenta, o DataMonitor.

paulo.prestes

paulo.prestes@dataunique.com.br

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.