Benefícios da Escalabilidade em Nuvem

06 nov

Benefícios da Escalabilidade em Nuvem

Design sem nome (2)

O que é Escalabilidade?

O significado de escalar é subir, ou seja, algo escalável consiste na capacidade de aumentar ou se tornar maior. No conceito da tecnologia da informação declaramos que um sistema ou ambiente escalável permite o aumento progressivo de espaço e processamento de dados.

Quais os benefícios da escalabilidade em nuvem?

  • Redução de investimento

Os custos para instalar, operar e gerenciar um Data Center é muito alto. Empresas de todos os ramos precisam de um ambiente computacional robusto, portanto é necessário averiguar a melhor alternativa. Para a maioria das empresas é totalmente inviável gerenciar um Data Center exclusivo para ela. Hoje várias empresas sérias oferecem esse serviço de backup e aplicações em nuvem com uptime próximo a 100%. Além da dificuldade de gerenciamento, todas as vezes que um upgrade de hardware for necessário, o custo disso será alto. Profissionais certificados terão que ser alocados e em alguns casos, dependendo da arquitetura do Data Center, a empresa precisará parar para realizar esse upgrade. Contratar um serviço em nuvem se torna muito mais barato e quando a escalabilidade é necessária, o procedimento acontece de forma invisível para o cliente.

  • Pague apenas pelo uso

Quando uma solução em nuvem é contratada, a empresa paga apenas pelo seu uso. Portanto, não é necessário adquirir equipamentos que irão ficar em desuso por um tempo. O planejamento de compra de equipamentos deve ser realizado de forma que o equipamento supra as necessidades da empresa por um bom tempo. Portanto, os equipamentos não estarão sendo usados em 100%, pois com o tempo a empresa necessita de mais poder computacional. Evite esse "desperdício" contratando um serviço em nuvem com escalabilidade. O conceito de elasticidade é empregado nesse tipo de serviço, ou seja, utilize o quanto precisar. Gargalos de acesso a sites e sistemas não serão mais problemas em ambientes devidamente gerenciados e com disponibilidade de escalabilidade.

  • Fácil Mobilidade

Todos sabemos o transtorno que é realizar uma mudança de sede. O moving de Data Centers é uma operação bem complexa. Previna-se contra esse tipo de transtornos com a utilização de sistemas em nuvem. Além disso, facilite a sua mobilidade e de seus colaboradores. Sistemas na nuvem necessitam apenas de acesso a internet para oferecer o contato com as ferramentas de trabalho. Seus colaboradores podem ter acesso a tudo em qualquer lugar, facilitando muito em casos de viagens, visitas e home office. Portanto, com a escalabilidade a quantidade de dados e pessoas acessando podem crescer gradativamente sem travamentos e indisponibilidade.

  • Segurança

A redundância e aumento de recursos de forma automática garante a disponibilidade e segurança dos dados. Falhas de hardware e gargalos que podem danificar os dados são corrigidos pela administração dos Data Centers na nuvem de forma praticamente automática.

Escalabilidade Vertical e Horizontal

Existem duas maneiras de adicionar recursos a sistemas escaláveis.

  • Escalabilidade horizontal

Também conhecida como scale out, consiste na adição de uma nova máquina no cluster com o intuito de aumentar a capacidade do sistema distribuído.

  • Escalabilidade vertical

Também conhecida como scale up, consiste no upgrade de um servidor já existente na rede, realizando a reposição, adição ou substituição de peças desse equipamento.

Seu ambiente permite a escalabilidade?

Você está sofrendo com gargalos, lentidão e falta de disponibilidade de sistema e espaço no seu ambiente? A DataUnique tem profissionais qualificados para avaliar e resolver os problemas de seu ambiente. Entre agora em contato conosco!