Bilhões em perdas pela falta de segurança digital nas empresas

16 maio

Bilhões em perdas pela falta de segurança digital nas empresas

Design sem nome (2)

Os ataques cibernéticos já são realidade nos últimos anos, e as invasões vem crescendo exponencialmente. As pesquisas já comprovam esse aumento, segundo a Accenture os ataques cibernéticos cresceram mais de 60% no Brasil.

Infelizmente a maioria das empresas no país não investiram na parte de segurança tecnológica. Segundo o estudo dessa consultoria ao longo dos próximos anos, a perda geral por conta de invasões digitais chegam na casa dos US$ 133 bilhões.

Como proteger a sua empresa?

Empresa especializada

Antes de tudo, você precisa saber que na mesma velocidade que as ferramentas de segurança evoluem, a parte "malvada" da rede também se aperfeiçoa. Portanto, é de extrema importância que seu time tecnológico esteja sempre atualizado e em constante aprendizado. Assim, as ações corretas podem ser tomadas em tempo hábil.

A maioria das empresas não possuem corpo qualificado para garantir a segurança digital. Portanto, a forma mais correta é terceirizar a garantia dessa segurança. Empresas especialistas em segurança digital oferecem serviços de consultoria, terceirização e comodato de equipamentos que vão aumentar a segurança do ambiente das empresas de forma muito significativa.

O mais legal dessa facilidade é que o preço desses serviços podem ser muito convidativos. Pois, é muito mais fácil e assertivo uma empresa especializada em segurança tecnológica montar essa estrutura de defesa para seu ambiente, do que contratar pessoas para dentro da empresa.

Pessoas

Além de uma empresa bem segura tecnologicamente, também é preciso falar sobre os colaboradores. Atualmente, existe uma maneira diferente de atingir as empresas. Os hackers miram não nas empresas e sim em seus funcionários. Pois, as pessoas estão mais propensas a liberar uma brecha para um ataque do que os próprios sistemas.

Portanto, é de extrema importância que os colaboradores das empresas estejam cientes dos perigos de invasões. Estratégias de phishing, correntes no whatsapp e links estranhos podem ser brechas que acarretam em invasões e roubo de dados.

Ferramentas e Sistemas que aumentam a segurança de empresas

O backup continua sendo muito importante

Muitas vezes ocorre a prevenção, porém algo de ruim ainda pode acontecer. Portanto, o backup dos dados e informações continua sendo essencial. Garanta que todos os seus dados estejam sendo armazenados e criptografados. Isso irá dificultar o acesso às informações e em caso de desastres você não irá perder informações relevantes sobre sua empresa.