Como Aumentar o Uptime do seu Ambiente Tecnológico

27 set

Como Aumentar o Uptime do seu Ambiente Tecnológico

Design sem nome (2)

Todos sabem que momentos em que empresas ficam "offline" elas podem perder muito dinheiro. Portanto, um conceito de alta disponibilidade foi criado. A alta disponibilidade garante que seu sistema continue funcionando mesmo que ocorra alguma falha no hardware ou rede em que seu sistema está sendo executado.

Existe uma classificação para a disponibilidade de um ambiente e é representada pela tabela dos noves. Quanto maior a quantidade de "noves" por menos tempo o seu ambiente ficará offline.

[table id=3 /]

Qual o nível de disponibilidade do seu ambiente?

O objetivo principal dos profissionais e empresas que fornecem um serviço de banco de dados por exemplo, é oferecer um uptime máximo. Portanto, analisando a tabela dos noves o ideal é que seu ambiente esteja no nível de 6 noves.

 

O que fazer para aumentar o Uptime de seu ambiente tecnológico?

 

Utilize ferramentas de monitoramento
É muito importante que todo o seu ambiente esteja sendo monitorado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, a utilização de um sistema de monitoramento adequado é essencial. Esse sistema deve ser capaz de alertar imediatamente o administrador de seu banco de dados ou sistemas. Caso alguma ação seja necessária, o administrador vai ser capaz de resolver o problema o mais rápido possível. Um erro comum que várias empresas cometem é não monitorar o seu ambiente de forma adequada. Portanto, quando ocorre algum problema com o acesso ao sistema, a identificação do problema e da causa se torna muito mais lento. Sistemas robustos são capazes de identificar falhas instantaneamente e em muitos casos o próprio sistema resolve a questão.

A DataUnique conta com um sistema exclusivo de monitoramento em tempo real que gera alertas de forma imediata quando falhas são encontradas. Conheça mais sobre o DataMonitor e aumente o Uptime do seu ambiente.

 

Utilize hardwares de qualidade
Em muitos casos empresas buscando diminuir algum custo compram servidores e periféricos de origem duvidosa ou de baixa qualidade. Esses casos de economia podem causar grandes prejuízos. Quando equipamentos de baixa qualidade são adquiridos a probabilidade de o downtime do seu sistema aumentar é grande. Portanto, confie essa escolha de equipamentos a especialistas qualificados, ou terceirize essa administração do sistema para uma empresa de confiança. Atualmente o mais indicado é a utilização de servidores na nuvem que possuem contingência ou servidores físicos de marcas consolidadas no mercado que permitem escalabilidade.

 

Manutenção preventiva
Criar rotinas de manutenção preventiva é ideal para aumentar o Uptime de seu ambiente! Verificar com frequência a quantidade de disco em uso, memórias etc. Essa análise permite chegar a frente de um futuro problema. Por exemplo, você está analisando um crescimento na quantidade de dados armazenados em seu sistema e pode chegar a conclusão de quando você precisará de mais espaço em disco. Providenciando mais espaço para seu ambiente antes de "lotar" permite a prevenção de travamentos.

 

Invista em segurança
Os dados de empresas são muito valiosos. Portanto, essas empresas são alvos frequentes de hackers. Investir na segurança dos dados é essencial. Tenha certeza que seus dados estão armazenados em locais que são imunes a ataques. O roubo de dados ou ataques podem derrubar um ambiente inteiro. Por isso, é necessário que especialistas montem uma estrutura que seja imune a esse tipo de ataque. Rotinas de backup devem ser bem definidas e os acessos devem possuir senhas fortes. Uma rotina de troca de senhas e acessos se faz bastante importante. Não coloque seus dados aos cuidados de qualquer empresa, procure profissionais qualificados e com história no mercado.

 

Quer aumentar o Uptime do seu ambiente?

Caso sua empresa esteja passando por problemas de indisponibilidade contate um dos especialistas DataUnique para tirar suas dúvidas. Com certeza existe uma solução para deixar seu ambiente com muitos "noves" no nível de disponibilidade.