Como realizar a manutenção de servidores

23 abr

Como realizar a manutenção de servidores

Design sem nome (2)

Mesmo com o advento da computação em nuvem, muitas empresas ainda preferem manter seus servidores em um local físico, na própria sede da empresa ou em DataCenters próprios. Uma atividade que nem sempre é feita pelos especialistas que administram esses DataCenters é a manutenção dos servidores.

Por esse motivo a DataUnique preparou um checklist completo do que fazer para manter seu DataCenter em perfeito funcionamento.

Atividades diárias

 

Temperatura

 

  • O superaquecimento de servidores é um problema grave. É extremamente importante verificar a todo momento qual a temperatura em que todos os servidores do seu DataCenter estão funcionando.

 

Anti-vírus

 

  • Verificar se o seu ambiente foi invadido ou infectado é uma tarefa constante. Portanto, é muito importante que os administradores rodem os antivírus diariamente, principalmente nos servidores.

 

Backup

 

  • Os backups devem ser feitos diariamente ou até mesmo de hora em hora dependendo do negócio. Verificar se os backups foram feitos de forma correta é essencial.

 

Rede

 

  • O link e conexões devem estar funcionando perfeitamente. Uma queda no seu link de internet por exemplo, pode fazer com que alguns dados fiquem corrompidos por conta dos pacotes que foram perdidos. Portanto, ter um link de contingência e verificar sempre a conexão previne que seus dados sejam prejudicados.

 

Espaço de Disco

 

  • Um disco quase cheio já causa lentidão nos processos computacionais, então uma rotina inevitável é avaliar a situação dos discos de todos os servidores. Caso o HD fique cheio, os problemas podem ser graves. O servidor pode travar, parar de funcionar e pode até ocorrer a perda de dados importantes.

 

Atualizações

 

  • Quase que diariamente atualizações dos mais diversos sistemas são liberadas. Essas atualizações aumentam a segurança do seu ambiente e também possuem alterações que melhoram o funcionamento dos softwares. Certifique-se que essas atualizações sejam instaladas o mais rápido possível.

 

Atividades Semanais

 

 

Refrigeração

 

  • A temperatura do ambiente onde se encontra seus servidores devem estar de acordo com as normas especificadas para cada máquina. Sistemas de refrigeração específicos para DataCenters devem ser instalados na sala de servidores. O superaquecimento de servidores pode levar uma empresa a prejuízos gigantescos, portanto confie essa atividade semanal a uma empresa certificada e especializada.

 

Utilização de servidores

 

  • A verificação da situação de uso dos servidores é muito importante. Essa rotina semanal mostra quando um servidor necessita de upgrade. Por exemplo, analisando um relatório, foi verificado que a memória estava com 100% de uso em horários específicos do dia, portanto um especialista já chegaria a conclusão que mais memória deve ser instalada nesse servidor para evitar travamento e lentidão.

Logs de erro

 

  • Os logs fornecem informações que muitas vezes passam despercebidas pelos colaboradores da empresa. Então, um especialista capacitado verifica esses logs semanalmente para a prevenção e reparação de problemas no ambiente.

 

Atividades Mensais

 

Eletricidade

 

  • O cabeamento elétrico e plugs devem ser verificados e testados. Se a corrente elétrica chegar de forma incorreta nos servidores, partes do equipamento podem queimar e prejudicar todo o funcionamento da empresa.

No-breaks

 

  • A contingência de fornecimento de energia dos DataCenters são realizadas por no-breaks e geradores. Verificar a situação desses equipamentos se torna indispensável e deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

Limpeza

 

  • Com o tempo pequenas partículas de poeira se acumulam dentro dos equipamentos. Uma rotina pelo menos mensal de limpeza física desses servidores se faz necessária, pois isso previne  que a sujeira danifique os equipamentos.

 

Trocar senhas

 

  • Uma atividade importante em todos os seguimentos digitais é a troca de senhas periodicamente. Essa ação deve ser feita pelo menos uma vez por mês, para assim, garantir a segurança e o controle de acesso de seus sistemas.

 

Atividades Anuais

 

Licenças

 

  • Várias licenças são anuais e precisam ser renovadas. Uma vez por ano é necessário que se crie um cronograma de renovação de licenças. Essa atividade deve ser realizada por especialistas capacitados, uma vez que softwares sem licença ou com licença pirata geram multas muito altas.

 

Gostou das dicas de como realizar a manutenção de seu ambiente de servidores? Para facilitar criamos um checklist para realizar essa atividade constante na sua empresa.