logo
Entre em contato e saiba mais sobre como a DataUnique pode transformar seu negócio.

Fale Conosco

contato@dataunique.com.br
(62) 3932-2512
banner-winthor-sidebar
 

Administração, Monitoramento e Consultoria Oracle

Administração, Monitoramento e Consultoria Oracle

banner-winthor-header

Você sabe como funciona a administração, o Monitoramento Oracle e a consultoria para Bancos de Dados Oracle? Neste artigo, iremos explicar um pouco melhor quais são os aspectos abordados dentro de cada um dos serviços, tirando dúvidas e esclarecendo cada detalhe.

Monitoramento Oracle Goiânia

A DataUnique é uma empresa goiana com ampla atuação nacional em serviços de administração, monitoramento e consultoria de Bancos de Dados Oracle. Oferecemos uma ampla gama de soluções, que partem do diagnóstico de ambientes até o planejamento, execução e controle de projetos de implantação e migração de bancos de dados.

De maneira geral, as seguintes tarefas compõem os serviços oferecidos para Bancos de Dados Oracle.

  • Instalação
  • Configuração
  • Aplicação de Updates
  • Upgrade de Versão
  • Aplicação de Patch Sets
  • Tuning e Otimização
  • Monitoramento Oracle 24×7
  • Controle e Auditoria de Políticas de Acesso
  • Diagnóstico de Ambiente
  • Backup Diário em Nuvem
  • Projeto e Documentação das Bases de Dados
  • Análise Preventiva e Corretiva dos servidores de Banco de Dados
  • Replicação e Criação de Ambientes para Testes e Desenvolvimento

Consultoria Oracle

Nosso time de especialistas em Consultoria Oracle atende às empresas que necessitam de mão de obra especializada no levantamento, planejamento, execução e implantação de projetos específicos em Bancos de Dados Oracle.

Este formato tem sido amplamente solicitado à medida que novas tecnologias e upgrades tornam-se mais comuns, pois os custos de capacitação de pessoal são altos e impactam o tempo de resposta necessário para a estratégia do cliente. Afinal, tecnologia é o foco do nosso negócio, e não do nosso cliente, por isso, a DataUnique é capaz de realizar mais em um menor espaço de tempo, garantindo qualidade e redução de custos para os clientes. Dentre os serviços realizados pela DataUnique neste formato de trabalho, destacam-se os seguintes.

Administração & Monitoramento Oracle

Oferecemos suporte remoto (e local quando necessário) 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo disponibilidade e escalabilidade para os ambientes de Banco de Dados Oracle dos nossos clientes.

Nossos clientes contam com SPOC (single point of contact), o DataMonitor, uma ferramenta exclusiva da DataUnique, que reúne o Monitoramento Oracle em tempo real dos servidores, os backups em nuvem realizados diariamente e a central de chamados, onde os clientes podem abrir solicitações e acompanhar o estado geral do seu ambiente.

Monitoramento Oracle DataMonitor

Sugerimos melhorias constantes através da avaliação de performance e relatórios de Monitoramento Oracle mensais, elaborados por um DBA certificado, exclusivamente para cada cliente de acordo com a necessidade específica do seu negócio, que também são disponibilizados na nossa ferramenta de Monitoramento de Bancos de Dados Oracle.

Monitoramento Oracle DataUnique

Dentre as atribuições da DataUnique neste formato de serviço, destacam-se as seguintes.

  • Validar e Testar os Procedimentos Internos do Cliente
  • Realizar Manutenção Preventiva e Corretiva do Ambiente Operacional
  • Gerar Relatórios Mensais com Análises de Vulnerabilidades, Performance e Checklist Técnico
  • Indicar Melhorias Constantes para o Ambiente do Cliente
  • Verificação do Cumprimento das Normas e Boas Práticas de Segurança
  • Diagnóstico e Correção de Erros Apresentados pelo Ambiente Banco de Dados
  • Monitorar Diariamente e de Forma proativa o Banco de Dados do Cliente

Nossa captura de dados é executada por agentes instalados no ambiente do Cliente, os quais emitirão alertas para nosso exclusivo Sistema de Monitoramento Oracle, quando existirem ocorrências no Banco de Dados. Os seguintes itens são monitorados.

ItemDescrição
Status do Banco de DadosO Banco de Dados está disponível para requisições? Qual o tempo de resposta?
Monitoramento de SessãoQuantas sessões estão ativas? De acordo com o os parâmetros configurados, quantas sessões ainda podem fazer login?
Monitoramento de TransaçãoQual o comportamento de commit e rollback das aplicações?
Monitoramento do Alert LogAconteceram erros no Alert Log? Quais são eles?
Monitoramento de LocksExistem alguma contenção causada por Locks?
Monitoramento de Redo LogsRedo log files e log buffers estão adequados para o ambiente?
Monitoramento de TablespaceExiste algum tablespace que está atingindo sua capacidade máxima? A carga de I/O entre os data files estão bem distribuidos?
Monitoramento de ObjetosAlgum índice foi dropado ou está em estado unusable?
Monitoramento de MemóriaOs componentes de memória estão bem dimensionados ou adequados?
Monitoramento de Segmentos de RollbackA tablespace de Undo está bem dimensionada?
Monitoramento do Crescimento do BancoQual o crescimento do banco e qual o provisionamento de demandas de hardware para o servidor?
Monitoramento de Eventos de EsperaQuais são os maiores eventos de espera?
Monitoramento de BackupsOs backups físicos, lógicos e cópias secundárias estão íntegras e funcionando?
Monitoramento de CorrupçãoO Database está integro? Existe alguma corrupção lógica ou física?
Monitoramento de Alta DisponibilidadeO servidor de Standby está funcionando? Qual o tempo de replicação? Qual o tempo de atraso de replicação?
Monitoramento do ASMTem alguma operação de Rebalance? A capacidade está adequada?
jose.vieira

jose.vieira@kampana.digital

Nenhum Comentário

Escreva um Comentário

Comentário
Nome
Email
Website