O melhor caminho para você adequar sua empresa à LGPD

03 nov

O melhor caminho para você adequar sua empresa à LGPD

Design sem nome (2)

A nova LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados) veio como uma forma de trazer mais tranquilidade e segurança para as pessoas com relação à privacidade de suas informações. Empresas que ainda não estão atentas para esta questão podem ser pegas de surpresa e sofrer consequências desagradáveis. 

 

A ISO27001 se apresenta como uma boa referência para orientar a adequação de empresas nesta nova lei, sendo um conjunto de normas que direcionam as organizações a adotarem um sistema de Gestão de Segurança da Informação.  

 

O Foco principal da ISO27001 é estabelecer uma estrutura de gerenciamento visando controlar a implementação e a operação de Segurança da Informação dentro das organizações 

 

As principais diretrizes de tecnologia da informação que tem como objetivo garantir proteção de dados são baseadas nos seguintes princípios:  

  • Confiabilidade    
  • Integridade 
  • Disponibilidade  

 

A ISO27001 parte destes princípios para realizar a gestão de riscos, o que inclui descobrir onde eles estão e trata-los de maneira devida. Esse tratamento de riscos envolve vários fatores, desde proteção do ambiente físico onde as informações estão armazenadas, até o treinamento para quem opera estas informações.  

 

É importante ressaltar que a Gestão de Segurança da Informação é pautada em Políticas de Segurança que possibilitam estar de acordo com à nova Lei. Portanto, o foco inicial das empresas deve estar em preparar e atualizar a estrutura básica, buscando implementar e renovar tais políticas através de investimentos primários em firewall, licenciamento, backups, gerenciamento do parque de t.i. e treinamentos para encontrar vulnerabilidades. 

 

Após garantir uma boa estrutura para gestão de riscos, é muito importante pensar em como mantê-la, sendo necessário ter uma equipe qualificada para gerenciar desde os equipamentos físicos até os softwares que são utilizados. 

 

Devido à complexidade envolvida em fazer uma gestão de riscos com qualidade, muitos empresários preferem contratar empresas que atuam no mercado com o serviço de outsourcing (terceirização da gestão de TI), a empresa que assume esta responsabilidade fica encarregada de implementar o ambiente ideal, apontar melhorias e manter sempre no padrão que a ISO determina. 

 

As noções básicas que você precisa para dar o pontapé inicial neste trabalho de adequação consistem em: 

 

1. Entender a responsabilidade principal da equipe de T.Iorganizar toda a logística do departamento, configurar e gerenciar os equipamentos, instalar e manter os softwares atualizados, criar políticas, controles de acesso aos usuários e gerenciar para que esses usuários cumpram as políticas estabelecidas. 

 

2. Proteger o ambiente contra ataques maliciosos através de tecnologias que trabalhem juntas, softwares e hardwares. Essa junção do físico com o lógico é preservada com a utilização de firewalls, criptografia de dados e monitoramento da rede. Essas ações protegem as informações de serem alteradas de forma imprópria e também são indispensáveis para evitar que problemas ocorram.

 

3. Não basta implementar as políticas de treinamentos aos colaboradores, todos os membros da empresa devem entender a lógica por trás dessas políticas, mantendo boas práticas que serão garantidas através de rotinas de fiscalização e gerenciamento. Uma das piores vulnerabilidades de uma empresa é não se preocupar com a forma como seus colaboradores estão tratando suas informações. 

 

De forma geral, a segurança de dados da sua empresa está diretamente relacionada com princípios básicos de segurança da informação, estas são garantidas através do cumprimento de políticas e do uso adequado dos equipamentos e softwares proporcionados pela empresa.