O que é um cavalo de Troia?

14 ago

O que é um cavalo de Troia?

Design sem nome (2)

Saiba como um simples trojan pode prejudicar sua empresa.

Você com certeza já deve ter ouvido falar de como os gregos venceram a Guerra de Troia, mas não é sobre história que vamos tratar aqui, e sim sobre um tipo de malware muito perigoso.

O que é um malware?

Todos os softwares que sofreram algum tipo de modificação via código para prejudicar ou danificar dispositivos eletrônicos podem ser classificados como um malware. Portanto, os vírus, spywares, ransomwares, todos eles são tipos de malwares. Frequentemente, vários tipos de malwares são desenvolvidos com o intuito de roubar dados ou prejudicar o funcionamento de dispositivos. É importante ficar atento a todos os métodos de segurança da sua empresa contra os malwares.

Por que cavalo de troia?

Assim como na clássica história, o cavalo de Troia entra no seu computador despercebido, cria uma porta para a invasão, coleta informações, configura brechas em sua segurança, controla seu computador e pode até mesmo bloquear seu acesso a ele.

De onde vem?

Os cavalos de Troia se ocultam em programas que parecem inofensivos, alguns deles são especialmente projetados para enganá-lo para que você baixe seu arquivo. Eles podem usar textos enganosos ou tentar convencê-lo de que são aplicativos legítimos.

Sabe aquele e-mail com um arquivo estranho? Ou quando você quer baixar aquele filme que acabou de sair nos cinemas? Muito provavelmente tem um cavalo de Troia oculto nesses arquivos, já que são geralmente espalhados através da instalação de programas como: jogos, aplicativos etc.

Como posso me proteger dos cavalos de Troia?

  • Evite abrir arquivos desconhecidos anexados a e-mails;
  • Mantenha-se sempre protegido com uma solução de antivírus atualizada;
  • Utilize um Firewall.

No caso de empresas, a segurança deve ser redobrada. Antivírus gratuitos e não corporativos podem deixar os dados de seu negócio expostos.

Quer saber mais sobre como se proteger? Conheça nossa soluções