Otimizando Banco de Dados – Tuning

04 out

Otimizando Banco de Dados – Tuning

Design sem nome (2)

O que é Tuning?

Tuning significa otimização. Basicamente seu conceito no mundo do banco de dados consiste em propor mudanças com o objetivo de otimizar o desempenho do seu sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Portanto, a técnica de tuning é realizada quando algum atraso, gargalo ou problema é identificado. Com isso profissionais qualificados (DBA) irão estudar a melhor maneira de otimizar o sistema de banco de dados.

 

Principais objetivos do Tuning

  • Melhorar o funcionamento do banco de dados
  • Diminuir o tempo de resposta de consultas
  • Aumentar a velocidade de execução das aplicações

Fazer um procedimento de tuning não é uma tarefa simples. O tuning deve ser realizado por uma equipe de DBAs com experiência no assunto. Diversos profissionais que não são qualificados "tentam" otimizar um sistema de banco de dados e acaba piorando o funcionamento e em certos casos deixa o serviço inoperante.

Além do conhecimento em banco de dados, o profissional responsável pela otimização também precisa entender de sistema operacional e hardware. Pois, o tuning requer mudanças em todas essas etapas do ambiente tecnológico. É importante analisar as atividades de entrada e saída (I/O) e a utilização de memórias e dos processadores para fazer o diagnóstico de desempenho do banco de dados.

 

Fluxograma de Tuning

O primeiro passo é identificar o problema. Após isso um diagnóstico é elaborado. O terceiro passo é executar o diagnóstico, ou seja, aplique o tuning que foi preparado. Por fim, realize o teste de desempenho e verifique se o ambiente foi otimizado. Caso a otimização tenha acontecido encerre o procedimento, caso contrário volte para a etapa de elaborar o diagnóstico e construa uma nova solução.

Pode acontecer de uma aplicação de tuning ter sido feita, porém ela não gerou resultado. Nesse caso essa aplicação deve ser descartada, pois ela "não faz diferença".

O processo de tuning é considerado um procedimento complexo, uma vez que cada cenário requer um estudo minucioso e execuções específicas.

Se o seu ambiente está lento, alguma tarefa que antes era realizada em segundos agora demora minutos, provavelmente seu sistema está precisando de tuning. A DataUnique oferece serviço de tuning e otimização confira nossa página oficial do serviço.