logo
Entre em contato e saiba mais sobre como a DataUnique pode transformar seu negócio.

Fale Conosco

contato@dataunique.com.br
(62) 3932-2512
banner-winthor-sidebar
 

Quais os benefícios do gerenciamento de ativos?

Quais os benefícios do gerenciamento de ativos?

banner-winthor-header

Economizar é sempre importante para todo negócio e empresa. Você sabia que pode diminuir os custos através da gestão de ativos de TI?

Essa gestão é feita através de uma ferramenta conhecida como Software Asset Management (SAM). Que consiste em um processo para decidir sobre a compra e alienação de sistemas, estratégias de identificação e eliminação de programas pouco utilizados.

Assim, a gestão desses ativos passa pelo gerenciamento e otimização dos softwares utilizados a partir de práticas que permitem controlar as soluções tecnológicas.

Os ativos podem ser qualquer item que gere valor para a empresa. São classificados como tangíveis (softwares, computadores, ferramentas de desenvolvimento e contratos) ou intangíveis (imagem e capital intelectual).

Quando os ativos de TI não são gerenciados, a empresa desconhece o que foi adquirido e usado na cadeia de valor. Com isso, a organização fica vulnerável às práticas irregulares, por exemplo: uso de sistemas sem licença.

Principais benefícios da gestão de ativos de TI

  • Redução de custos
  • Diminuição dos riscos
  • Aumento da produtividade
  • Redução da dependência do suporte
  • Melhoria da governança
  • Aumento do diferencial competitivo

Um bom gestor utiliza ferramentas automatizadas, confiáveis e de última geração para gerenciar todos esses equipamentos. Nesse caso a redução de custos pode ser algo bem desafiador para as empresas, por isso uma solução é contratar serviços terceirizados. Assim, você reduz os gastos de equipe.

A DataUnique oferece uma ferramenta que monitora todos os equipamentos de seu negócio, informando quais softwares precisam de atualização e quais hardwares se tornaram obsoletos e necessitam de troca. Além desses benefícios o gestor também passa a ter conhecimento organizacional de toda a estrutura do seu negócio em termos de quantidade, localidade e usabilidade.

Leonardo Melo

leonardo.melo@kampana.digital

Nenhum Comentário

Escreva um Comentário

Comentário
Nome
Email
Website