logo
Entre em contato e saiba mais sobre como a DataUnique pode transformar seu negócio.

Fale Conosco

contato@dataunique.com.br
(62) 3932-2512
banner-winthor-sidebar
 

Quais os riscos de utilização de softwares piratas?

Quais os riscos de utilização de softwares piratas?

banner-winthor-header

Muitas pessoas, inclusive no meio corporativo, insistem em utilizar softwares piratas. Existem vários riscos no uso de produtos não licenciados, principalmente no quesito segurança e no âmbito legal. Utilização de softwares piratas é crime e as multas são bem caras.

Suporte

Quando você utiliza softwares piratas na sua empresa, não é possível utilizar o suporte do software. Em muitos casos, principalmente em softwares mais robustos, é necessário que em momentos de dúvidas ou bugs se tenha o contato direto com a empresa fornecedora do software. Caso você não possua a licença do software esse suporte especializado não é disponibilizado. Além disso, as fornecedoras já estão preparadas para receber ligações de empresas que possuem softwares piratas e descobrir a utilização ilegal. Portanto, a utilização de software pirata é uma prática que deve ser evitada ao máximo.

Multas

A fiscalização e o combate ao uso de software pirata está aumentando cada vez mais. A Microsoft atualmente intensificou a fiscalização, portanto se você utiliza software pirata fique atento. Caso alguma denúncia seja feita, sua empresa pode ser multada e em certos casos pode até ocorrer detenção, pois utilizar software pirata é crime. O mais importante é regularizar toda a parte de licenciamento da sua empresa o mais rápido possível e evitar todos esses transtornos.

Baixo Desempenho

Os softwares não licenciados tendem a não funcionar de maneira correta por conta das modificações feitas para burlar o registro. Portanto, o desempenho da aplicação é menor, causando lentidão e travamentos. A produtividade do colaborador da sua empresa vai diminuir significativamente, por esse motivo em praticamente todos os casos o investimento em softwares licenciados se torna compensatório. As atividades dos seus colaboradores serão otimizadas com o bom funcionamento do software e com isso sua empresa irá produzir mais, suprindo o valor investido no licenciamento.

Invasões

Utilizar softwares piratas é uma porta de entrada para hackers invadirem o ambiente da sua empresa. Como diz aquele ditado “Nada é de graça”, as pessoas que burlam o processo de registro de programas também colocam código malicioso nos softwares piratas. Com isso, hackers ficam aptos a invadir seu ambiente, colocam vírus, anúncios indesejados e podem roubar os dados da sua empresa e realizar chantagens.

Privacidade

A privacidade na rede está cada vez menor, portanto a segurança dos dados se faz essencial. Acompanhando as notícias vemos que informações de empresas “vazam” o tempo todo e principalmente por conta das invasões de hackers e vulnerabilidades causadas por softwares piratas. Portanto, não arrisque a privacidade da sua empresa, de seus colaboradores e de seus clientes, utilize softwares licenciados.

Perda de Arquivos

Pense na seguinte situação: Seus colaboradores estão trabalhando em um projeto muito importante durante dias e de repente o sistema que armazenava todos os dados desse projeto simplesmente para de funcionar e é comprovado que muitos dias de trabalho foram perdidos. Seria desastroso, certo? Com o uso de softwares licenciados e um sistema de backup profissional, esses problemas seriam evitados em praticamente 100%. Evite a perda de arquivos importantes com a utilização adequada de programas.

Atualização

Novas funcionalidades dos softwares estão sempre sendo lançadas. Quando você possui softwares licenciados todas as atualizações são disponibilizadas imediatamente. Porém, no caso do uso de softwares piratas, essas atualizações não são realizadas, assim diminuindo o poder de usabilidade do software e consequentemente diminuindo a produtividade de seus colaboradores.

Você está passando por problemas de licenciamento? A DataUnique atende o Brasil todo oferencendo Revisão de Licenciamento, no qual todo o seu ambiente será estudado de forma minuciosa para que esteja de acordo com todas as normas de licenciamento.

Leonardo Melo

leonardo.melo@kampana.digital

2 Comentários
  • Posted at 6:11 pm, dezembro 2, 2018

    Realmente a questão das atualizações o suporte ajuda muito mas esses softwares são caros, nem todo mundo pode pagar por um pacote office. Ai só resta os piratas.

Escreva um Comentário

Comentário
Nome
Email
Website