Replicação de Máquinas Virtuais entre Hosts VMware via Veeam Backup

03 set

Replicação de Máquinas Virtuais entre Hosts VMware via Veeam Backup

Design sem nome (2)

Iremos demonstrar como utilizar o Veeam para replicar VMs entre hosts VMware, uma das principais funções do produto. Lembrando que essa funcionalidade só está disponível a partir da versão standard do Veeam, ou seja, na versão free não temos a função de replicação de VMs entre hosts.

Nessa demonstração usaremos um ambiente de teste com a seguinte estrutura:

O objetivo é replicar a VM Win7 do Data Center LAB_DC_MTR para o Data Center LAB_DC_STB, simulando a ideia de dois sites distintos onde precisamos replicar as VMs para garantir um ambiente de Disaster Recovery.

Primeiramente teremos que adicionar o vCenter ao Veeam, após adicionar podemos criar nosso job de replicação. Clique em “Replication Job” no dashboard do Veeam.

Na próxima tela, clique em Add para selecionar as VMs que serão replicadas. No meu exemplo irei escolher o Data Center Matriz inteiro porque só possuo uma VM, mas você pode escolher da forma que preferir entre data center, hosts, VMs, etc.

Escolha as opções que melhor se adequam ao seu ambiente e clique em “Next”.

Agora devemos escolher o destino da réplica. Para isso, clique em “Choose” e selecione o local onde deseja que as VMs sejam replicadas. No meu caso estou escolhendo o cluster do data center do site backup.

Você pode escolher um datastore diferente no destino, caso você possua mais de um. É importante dizer que todas as VMs replicadas, por padrão, são criadas com discos do tipo Thin para que você ganhe espaço, mas é possível alterar isso nessa opção. Clique em “Pick datastore” e modifique da forma que melhor se adeque ao seu ambiente.

Após finalizar as configurações, clique em “Next”.

Na próxima tela defina o repositório para o metadata do job. Escolha também o sufixo da VM que será replicado para que não se confunda com a original. A VM sempre ficará com o seu nome original _sufixo escolhido. E por último escolha quantos restore points você deseja que sejam armazenados Os restores points nada mais é que snapshots na VM réplica para que você tenha a possibilidade de voltar em outros pontos da VM, caso seja necessário.
Clicando em “Advanced” iremos abrir uma variedade de opções do job que podem ser úteis para o seu ambiente.

Após fazer as configurações necessárias nas opções avançadas, clique em “Next” para prosseguir.

Em “Data Transfer” podemos controlar como os dados serão replicados. No meu ambiente eu tenho apenas um proxy, mas em um ambiente maior você pode ter mais de um proxy e escolher qual servidor de proxy será o source e target. Eu irei manter o padrão, então o VEEAM escolherá automaticamente e vai escolher ele mesmo, pois é o único servidor de proxy. Você também pode escolher WAN accelerators, caso tenha disponível em sua rede.

Em “Guest Processing” podemos escolher a opção de application-aware. Essa opção é utilizada caso possua alguma VM que contém algum tipo de software que gera transaction logs (Exchange e SQL, por exemplo) para preparar a aplicação antes do início da réplica. Ou seja, o Exchange ou SQL fariam o commit das logs transacionais antes da réplica para mantê-la íntegra em caso de subida. É uma opção fundamental caso esteja replicando esse tipo de VM. No meu caso, a VM que estou replicando é um client Windows 7, então não há necessidade, mas é muito importante entender essa opção porque com certeza você irá utilizá-la algum dia. Clique em “Next” para prosseguir.

Por último, devemos escolher o agendamento do job. Podemos mantê-lo manual ou criar um agendamento diário, mensal, ou ainda periodicamente. Usando a opção periodicamente temos a opção “Continuosly” onde o job vai rodar, criar réplica, finalizar e rodar novamente. Isso garante que você terá uma réplica o mais fiel possível ao ambiente de produção.
Também podemos escolher as opção de retry caso o job falhe e também criar uma janela de backup para permitir que o job rode apenas durante um período e não impacte o seu horário de produção.
Escolha as opções que mais se adequam ao seu ambiente e clique em “Apply” para finalizar a criação do job.

Veremos um sumário de todas as opções escolhidas e você pode já marcar pro job iniciar. Clique em “Finish” para finalizar.

O job será iniciado logo após clicar em "Finish".

Voltando ao vCenter, veremos que agora existe uma máquina “Win7_replica” no “LAB_DC_STB”.

Podemos também verificar que essa VM possui um snapshot, que é o “Restore Point” do VEEAM. Como escolhi manter apenas um restore point, caso o job rode novamente, esse snapshot atual será deletado e será mantido apenas o novo snapshot referente a última vez que rodei o job.