Virtualização de Servidores – Vale a Pena?

02 jan

Virtualização de Servidores – Vale a Pena?

Design sem nome (2)

O que a Virtualização de Servidores?

A virtualização consiste em criar uma versão virtual de algo, podendo ser um servidor, um sistema operacional, um aplicativo, um dispositivo de armazenamento ou até mesmo um recurso de rede. O processo de virtualização de servidores permite executar vários sistemas operacionais (máquinas virtuais) simultâneos em um mesmo dispositivo de hardware.

Os recursos são utilizados de forma otimizada desmembrando funções e a gestão dos sistemas é feita de forma centralizada. Caso ocorra alguma falha se tem uma rápida recuperação de dados, uma vez que as máquinas virtuais são restauradas automaticamente de forma instantânea. Outros pontos importantes são a alta disponibilidade, a diminuição de consumo de energia elétrica e a redução no número de equipamentos no Data Center.

 

FAÇA PARTE DA LISTA VIP DA DATAUNIQUE

 

 

 

Quais os benefícios?

  • Recuperação de Falhas

Em caso de falhas, as máquinas virtuais são recuperadas automaticamente de forma instantânea. Esse processo é extremamente facilitado quando comparado com os métodos tradicionais de recuperação de desastres. Portanto, seus dados ficam muitos mais seguros quando estão virtualizados.

  • Redução de Custos

Utilizar ao máximo os recursos dos servidores, reduzindo a necessidade de aquisição de outros equipamentos. Podemos também acrescentar que a manutenção dos equipamentos é por conta da prestadora de serviços. Além de tudo, você economiza na contratação de profissionais, pois com serviço terceirizado já existem profissionais capacitados cuidando do seu ambiente.

  • Aumento de Desempenho

Os sistemas funcionam de forma otimizada realizando tarefas e rotinas com mais agilidade. Em todos os casos de virtualização de servidores o processamento é otimizado de acordo com a necessidade.

  • TI Sustentável

Quando você utiliza servidores virtualizados, a necessidade de compra de equipamentos é diminuída. Portanto, menos materiais tóxicos serão descartados no meio ambiente no futuro. Dentro desse benefício destacamos também a menor necessidade de refrigeração, também contribuindo com o meio ambiente.

Quais problemas podem ser resolvidos?

  • Gasto com Energia Elétrica

Menos servidores gastam pouca energia e precisam de menos refrigeração. Principalmente no Brasil, a energia elétrica aumentou muito de preço. Portanto, o gasto com energia elétrica se tornou muito significativo para muitas empresas. Portanto, a diminuição desse gasto se faz muito positivo e as empresas podem investir em outras áreas.

  • Falta de Espaço Físico

Ambientes virtualizados funcionam em espaços reduzidos, pois necessitam de menos equipamentos. Muitas empresas possuem limitação de espaço físico, principalmente as que funcionam em salas de prédios comerciais.

  • Dificuldade de Migração

Migração de ambientes é feita sem a necessidade de reinstalar e reconfigurar os sistemas. A migração é totalmente facilitada, pois não se precisa realizar o moving de todo um Data Center.

Itens Monitorados

Existem muitas variáveis relacionadas a VMWARE que devem ser monitoradas continuamente. Um dos diferenciais da DataUnique é um sistema de monitoramento exclusivo que consegue acompanhar todos os fatores importantes para o bom funcionamento da virtualização. Confira abaixo a lista de itens monitorados em tempo real pela nossa equipe de especialistas. Conheça também o DataMonitor.

[table id=4 /]

Vale a pena?

Nossa conclusão é que vale muito a pena! Os benefícios são enormes e sua empresa vai ser capaz de produzir mais e economizar muito dinheiro. Portanto, se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato com um dos especialistas da DataUnique!