LAB – ORACLE RESTART

LAB – ORACLE RESTART

Introdução

O Oracle Restart (OR) é um componente do Oracle Grid Infrastructure que tem como objetivo aumentar a
disponibilidade de um Banco de dados Oracle monitorando o seu estado e o de outros componentes relacionados
como:

  • Database instances
  • Listeners
  • Database Services
  • ASM Instances
  • Diskgroups
  • Oracle Notification Services (ONS)

Além de todo o gerenciamento dos recursos, o Oracle Restart executa verificações periódicas para monitorar a
saúde dos componentes Oracle e conta com OHAS (Oracle High Availability Service) que garante que em caso de
alguma falha de sistema ou quando o mesmo é reiniciado, todos os serviços do Oracle são devidamente iniciados em
ordem apropriada.

Resumo dos Comandos SRVCTL

[table id=7 /]

Configuração do Database

Na maioria dos casos, a criação de um componente Oracle em um host que está executando o Oracle Restart
adiciona automaticamente o componente à configuração do Oracle Restart.
No exemplo abaixo, iremos adicionar o database já existente no Oracle Restart.

srvctl add database -h
srvctl add database -d WINT -o /u01/app/oracle/19.0.0.3/db_1/ -
p /u01/app/oracle/19.0.0.3/db_1/spfileWINT.ora -s open -t immediate -y AUTOMATIC -a "DATA"

Exibindo a configuração do Oracle Restart para o banco de dados WINT:

[oracle@+ASM dbs]$ srvctl config database -d WINT
Database unique name: WINT
Database name:
Oracle home: /u01/app/oracle/19.0.0.3/db_1/
Oracle user: oracle
Spfile: /u01/app/oracle/19.0.0.3/db_1/dbs/spfileWINT.ora
Password file: /u01/app/oracle/19.0.0.3/db_1/dbs/orapwWINT
Domain:
Start options: open
Stop options: immediate
Database role: PRIMARY
Management policy: AUTOMATIC
Disk Groups: DATA
Services:
OSDBA group: oinstall
OSOPER group: oinstall
Database instance: WINT

Demais ações para o database:

srvctl status database -d WINT
srvctl stop database -d WINT
srvctl start database -d WINT

Visualizar/Alterar a configuração de um database

srvctl config database -d WINT
srvctl modify database -d WINT -y MANUAL -s MOUNT

-- Opções:
-d db_unique_name
-o Oracle_home
-m domain_name
-n db_name
-p spfile
-s start_options (OPEN, MOUNT, NOMOUNT)
-t stop_options (NORMAL, IMMEDIATE, TRANSACTIONAL, or ABORT)
-r {PRIMARY | PHYSICAL_STANDBY | LOGICAL_STANDBY | SNAPSHOT_STANDBY}
-y {AUTOMATIC | MANUAL}
-a disk_group_list

Configurações do Listener

ps -ef | grep tns
srvctl add listener -l LISTENER
srvctl add listener -p TCP:1521 -o /u01/app/oracle/19.0.0.3/grid
lsnrctl status
srvctl start listener -l LISTENER

Pode ser necessário ajustar o arquivo listener.ora adicionando as cláusulas HOST e PORT
Ex.:

LISTENER=(DESCRIPTION=(ADDRESS_LIST=(ADDRESS=(HOST=srv-asm1)(PROTOCOL=TCP)(PORT=1521))))

Coletando informações dos serviços

✓ Oracle Restart é integrado com SQLPlus, LSNRCTL, DATAGUARD;
✓ CSS é um serviço responsável por determinar quais nós do cluster estão disponíveis para o cluster. O CSS
determinará o status de cada nó do cluster;
✓ O CRS é responsável por gerenciar opções de HA dentro do cluster;
✓ O processo crsd gerencia as operações CRS;
✓ O CRS gerencia dois tipos de recursos:

  • Recursos de cluster
  • Recursos locais
# Verifica o status do Cluster Synchronization Services
crsctl check css

# Verificar status do Event Manager
crsctl check evm
crsctl status resource -t ou
crsctl stat res -t ou
crs_stat -t  não existe mais no Oracle 12c
 [oracle@+ASM admin]$ crsctl status res -t				
 --------------------------------------------------------------------------------				
 Name Target State Server State details				
 --------------------------------------------------------------------------------				
 Local Resources				
 --------------------------------------------------------------------------------				
 ora	DATA	dg		
 ONLINE ONLINE oracle-19c STABLE				
 ora	LISTENER	lsnr		
 ONLINE ONLINE oracle-19c STABLE				
 ora	asm			
 ONLINE ONLINE oracle-19c Started,STABLE				
 ora	ons			
 OFFLINE OFFLINE oracle-19c STABLE				
 --------------------------------------------------------------------------------				
 Cluster Resources				
 --------------------------------------------------------------------------------				
 ora	cssd			
 1 ONLINE ONLINE oracle-19c STABLE				
 ora	diskmon			
 1 OFFLINE OFFLINE STABLE				
 ora	evmd			
 1 ONLINE ONLINE oracle-19c STABLE				
 ora	wint	db		
 1 ONLINE ONLINE oracle-19c Open,HOME=/u01/app/o				
 racle/19	0	0	3/db_1/	
 ,STABLE				
 --------------------------------------------------------------------------------

Oracle High Availability Services

 crsctl enable has /* enable high availability service */				
 crsctl disable has /* disable high availability service */				
 crsctl start has /* start high availability service */				
 crsctl stop has /* stop high availability service */				
 crsctl config has /* to display the configuration of Oracle Restart */				
 crsctl check has /* to check the current status of Restart */

Referências

Configuring Automatic Restart of an Oracle Database
https://docs.oracle.com/cd/E11882_01/server.112/e25494/restart.htm#ADMIN12708

Oracle Grid Infrastructure
https://docs.oracle.com/cd/E18248_01/doc/install.112/e16763/oraclerestart.htm

Configuring Oracle Restart
https://docs.oracle.com/html/E25494_01/restart002.htm

Mufalani
http://mufalani.com.br/oracle-restart/

Cluster Ready Services (CRS) and cluster synchronization service (CSS)
https://rajat1205sharma.wordpress.com/2015/03/29/cluster-ready-services-crs-and-cluster-synchronizationservice-css/

Dbvisit Blog
http://blog.dbvisit.com/oracle-restart-and-standard-edition/

COMENTÁRIOS

Política de Privacidade e Termos de Uso de Dados - Dataunique Tecnologia da Informação LTDA

A Dataunique Tecnologia da Informação LTDA, empresa devidamente registrada sob o CNPJ 15.179.495/0001-35, compromete-se a proteger a privacidade e segurança dos dados pessoais de seus usuários. Esta política descreve como coletamos, usamos, compartilhamos e protegemos as informações pessoais fornecidas por você.

1. Informações Coletadas

1.1. A Dataunique coleta informações fornecidas voluntariamente por você, como nome, endereço, e-mail, número de telefone, entre outras, durante o cadastro ou utilização de nossos serviços.

1.2. Dados de acesso e utilização de nossos serviços, como endereço IP, tipo de navegador, páginas visitadas e tempo de permanência, podem ser automaticamente registrados para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

2. Uso de Informações

2.1. As informações coletadas são utilizadas para fornecer, manter, proteger e melhorar nossos serviços, bem como para desenvolver novos serviços.

2.2. Podemos utilizar seus dados para personalizar conteúdos, oferecer suporte ao cliente, enviar atualizações, newsletters e informações sobre novos produtos ou serviços.

3. Compartilhamento de Informações

3.1. A Dataunique não compartilha informações pessoais com terceiros, exceto quando necessário para cumprir obrigações legais, proteger nossos direitos ou em situações autorizadas por você.

4. Segurança de Dados

4.1. Utilizamos medidas de segurança adequadas para proteger suas informações contra acessos não autorizados, alterações, divulgação ou destruição não autorizada.

5. Cookies e Tecnologias Semelhantes

5.1. Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a experiência do usuário, analisar o tráfego e personalizar conteúdos.

6. Seus Direitos

6.1. Você tem o direito de acessar, corrigir ou excluir suas informações pessoais. Para exercer esses direitos ou esclarecer dúvidas, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados (DPO) através do e-mail [email protected].

7. Alterações na Política de Privacidade

7.1. Reservamo-nos o direito de alterar esta política a qualquer momento, e as alterações serão comunicadas por meio de nossos canais de comunicação.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com os termos desta Política de Privacidade. Recomendamos a leitura regular desta política para se manter informado sobre como tratamos seus dados pessoais.

Dados de Contato:

  • Endereço: Rua T30, 2515, Quadra 99 Lote 11/14, Sala 1404 e 1405, Edif Walk Bueno Business Edif e Lifestyle, SET BUENO, Goiânia – GO, 74215-060.
  • Telefone: (62) 99906-0584
  • Fax/Mensageiro Online: (62) 3223-2257
  • E-mail: [email protected]

Data de vigência: [Data de atualização da política]

Atenciosamente,

Dataunique Tecnologia da Informação LTDA