Saiba tudo sobre a TI Sustentável

04 jun

Saiba tudo sobre a TI Sustentável

Design sem nome (2)

Todos os dias nós vemos empresas se preocupando mais com o meio ambiente. Empresas de vários segmentos como automotivos, de construção etc já fazem trabalhos que buscam economizar e preservar o meio ambiente. No mundo das empresas de tecnologia também ocorre isso. Portanto, as empresas de tecnologia, ou que possuem um setor tecnológico, que buscam ser mais sustentáveis seguem a tendência da TI Verde.

O que é TI Sustentável ou TI Verde?

A TI Sustentável ou TI Verde engloba um conjunto de ações que buscam fazer com que a parte tecnológica seja mais sustentável. Pois, o meio ambiente precisa ser preservado por todos, inclusive pelas grandes corporações.

Esse conjunto de ações busca orientar empresas de tecnologia quanto ao que pode ser feito para serem mais sustentáveis. Várias áreas da tecnologia são abordadas.

Produção de Equipamentos

Na produção de equipamentos de tecnologia, normalmente se produz muito lixo. Os materiais utilizados são considerados mais nocivos ao meio ambiente. Portanto, no quesito de produção de equipamentos podemos citar 5 segmentos principais para produzir de forma mais sustentável.

  • Economia de Energia

Essa questão visa a economia de energia tanto para a produção do equipamento e para seu uso em si. Portanto, as empresas sustentáveis buscam criar equipamentos com consomem menos energia.

Especificamente no Brasil utilizamos um selo para mostrar a eficiência energética de cada equipamento.

Entenda como interpretar o selo

  • Materiais Recicláveis

Quanto mais o tempo passa, mais lixo é produzido no mundo. Apenas uma pequena parcela desse lixo é reciclado. De acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 30% de todo o lixo produzido no Brasil tem potencial de reciclagem, porém apenas 3% desse resíduo é reciclado. Portanto, as empresas que produzem equipamentos tecnológicos devem utilizar componentes e materiais que podem ser recicláveis quando forem descartados no futuro. Esse é um passo importante para se ter um mundo mais sustentável.

  • Componentes Químicos e Tóxicos

Nós sabemos que vários materiais tóxicos são responsáveis pela contaminação do meio ambiente. Essas substâncias poluem o solo, rios e trazem malefícios para os animais e seres humanos. Portanto, é interessante diminuir o uso de componentes químicos e tóxicos na produção dos equipamentos. Uma vez que, futuramente esses componentes serão descartados em algum local que pode não ser o ideal.

  • Evitar Metais Pesados

Os metais pesados também implicam muitos riscos ao meio ambiente. Segundo o portal Pensamento Verde os metais pesados mais perigosos são:

      • Chumbo
      • Cádmio
      • Mercúrio
      • Cromo
      • Zinco

 

A maioria desses metais pesados estão presentes na fabricação de equipamentos eletrônicos.

Princípios

Existem 4 princípios essenciais dentro do conceito de TI Verde. São eles:

Redução de Gases

Por conta do aquecimento global a discussão sobre a liberação de gases que causam o efeito estufa se intensificaram. Se faz necessário pensar em maneiras de diminuir a emissão desses gases. É importante procurar outras alternativas que podem substituir a necessidade de emissão de gases tóxicos na TI.

Consumo de Energia

Com o advento da tecnologia, a utilização de uma maior quantidade de equipamentos na computação é real e está aumentando cada vez mais. Todos sabemos que Data Centers, servidores, sistemas de refrigeração utilizam uma grande quantidade de energia para funcionar. Portanto, é importante encontrar maneiras alternativas para economizar energia.

Um grande parceiro na economia de energia é a utilização da virtualização. Dessa maneira várias máquinas virtuais são utilizadas com uma menor quantidade de equipamentos.

Virtualização de Servidores – Vale a Pena?

Fabricação

Esse é o mesmo caso explicado acima, as fabricantes de equipamentos precisam utilizar materiais menos nocivos ao meio ambiente. Portanto, dessa forma a degradação e poluição será muito menor.

Descarte Consciente

O descarte correto é extremamente importante. Vários locais possuem conteiners específicos para materiais nocivos ao meio ambiente. Por exemplo, em condomínios e supermercados, existem lixeiras especiais para pilhas e baterias. Quanto mais pontos de coleta forem criados, melhores para o meio ambiente e mais fácil será o acesso da população para o descarte correto.