O que é ITIL?
De forma resumida, ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de melhores práticas do mercado para o gerenciamento de entrega e suporte a serviços de TI. A adoção do framework ITIL é a aposta em um modelo, testado e aprovado mundialmente, que busca gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços prestados.
De fácil adesão, ITIL possui laços importantes com outros frameworks mundialmente aceitos, tais como: CoBIT, PMBOK, ISO/IEC 20000, CMMI e Seis Sigma. É um modelo flexível, não define processos a serem implantados, de forma objetiva apontam as melhores práticas que podem trazer resultados como aumento de satisfação dos clientes, aumento na segurança da informação, definição de ciclo de vida dos processos, organização de trabalho, melhoria continua e diversos outros pontos.
Ter a estrutura de processos bem definida, governança sobre todos os serviços de TI, cria um grande diferencial àquelas empresas que aceitam o desafio de buscar a melhoria continua através de frameworks voltados a essa finalidade. Não é possível uma Empresa se certificar em ITIL, mas os profissionais que desejam se especializar em Gerenciamento de Serviços de TI podem submeter-se a uma avaliação oficial que garantirá um destaque profissional, levando-o a um aperfeiçoamento de suas habilidades e consequentemente melhorando os serviços prestados pela empresa que trabalha.
Na DataUnique investimos em nossos colaboradores e estamos sempre incentivando certificações como ITIL, CoBIT e Banco de Dados Oracle. Conheça mais sobre nossos profissionais visitando nossa página no LinkedIn.