O que é o Oracle RMAN?

19 mar

O que é o Oracle RMAN?

Design sem nome (2)

O que é o Oracle RMAN?

 

Oracle Recovery Manager (RMAN) é uma ferramenta de backup e recovery de banco de dados, criada e fornecida pela Oracle, a mesma oferece opções de backup, restauração e recuperação. Esta ferramenta é recomendada pela Oracle como seu método preferencial de backup e recuperação.

 

Uma estratégia completa de alta disponibilidade e recuperação de desastres requer procedimentos confiáveis ​​de backup, restauração e recuperação de dados. O Oracle Recovery Manager (RMAN) é a solução completa, projetada para realizar detecção de corrupção em nível de bloco durante o backup e a restauração. O RMAN otimiza o desempenho e o consumo de espaço durante o backup com a multiplexação de arquivos e a compactação de conjuntos de backup e integra-se com o Oracle Secure Backup, bem como com produtos de gerenciamento de mídia de terceiros, para backup em fita.

 

O RMAN cuida de todos os procedimentos de banco de dados subjacentes antes e depois do backup ou restauração, independente de scripts de Sistema Operacional ou SQL *Plus. Ele fornece uma interface comum, por meio da linha de comando e do Enterprise Manager, para tarefas de backup em diferentes sistemas operacionais e diversos outros recursos como: paralelização de fluxos de dados, política de retenção de arquivos e histórico detalhado de todos os backups.

 

Nosso especialista Paulo Henrique escreveu um post sobre como realizar a Recuperação no Nível de Blocos de Dados com RMAN, você pode acessar clicando aqui!

 

Fonte: Site Oficial Oracle.