logo
Entre em contato e saiba mais sobre como a DataUnique pode transformar seu negócio.

Fale Conosco

contato@dataunique.com.br
(62) 3932-2512
banner-winthor-sidebar
 

Ransomware, a ameaça da sua empresa

Ransomware, a ameaça da sua empresa

banner-winthor-header

Você sabia que sua empresa pode ser sequestrada?

Os ataques de dados estão acontecendo com cada vez mais frequência no mundo corporativo, principalmente porque as empresas negligenciam a aplicação de políticas de segurança em situações simples que parecem inofensivas e que acabam contribuindo para o vazamento de dados e informações.

É cada vez mais comum que esses ataques acessem redes inteiras, e não só máquinas individualizadas, podendo afetar por completo uma organização, gerando muitos prejuízos, tanto na parte financeira, quanto na perda de informações.

No segundo trimestre de 2019 foi registrado um grande aumento nas tentativas de sequestro de dados. Segundo um relatório apresentado pela empresa de cibersegurança Kaspersky, 232.292 usuários únicos de todo o mundo foram alvo de ataques com ransomwares, um tipo de vírus que dá ao hacker controle do computador dos usuários, classificando um aumento de 46% em relação ao segundo trimestre do ano anterior.

Por que isso acontece?

Os ransomwares são desenvolvidos apenas com o único objetivo de extorquir dinheiro das vítimas através do resgate de computadores infectados.

Esse ataque pode acontecer de diversas formas, um anexo no e-mail, a partir do seu próprio navegador quando visita um site que está infectado com esse malware ou podem acessar seu PC através da internet.

Como reconhecer um ransomware?

É impossível um ransomware passar despercebido. Quando um computador é infectado por esse tipo de vírus, seu sistema não permitirá que você mantenha acesso a ele. Uma mensagem de recuperação aparecerá na tela exigindo o pagamento de um resgate para descriptografar os arquivos do computador em questão ou para restabelecer o funcionamento normal do sistema.

 

Remoção de um ransomware

Quando seu sistema é infectado, você tem duas opções. Pagar pelo resgate geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que não é recomendado, pois além de incentivar os hackers a continuarem infectando mais dispositivos, o valor é alto e você não tem como saber se terá suas informações de volta.

A segunda opção e a mais recomendada, é contratar programas para decifrar a criptografia usada pelos cibercriminosos.

Como evitar um ataque?

Toda ação preventiva é válida. A melhor escolha é ter um backup e adquirir um antivírus, mantendo sempre atualizado, para que os vírus sejam detectados antes de serem ativados.

Não conte com a sorte na hora de proteger seu negócio, conte com a DataUnique! Nós disponibilizamos das melhores soluções para segurança corporativa do mercado. Entre em contato e descubra como cuidar do seu ambiente da melhor forma!

Sofia Carvalho

sofia.carvalho@kampana.digital

Nenhum Comentário

Escreva um Comentário

Comentário
Nome
Email
Website