Economizar é sempre importante para todo negócio e empresa. Você sabia que pode diminuir os custos através da gestão de ativos de TI?
Essa gestão é feita através de uma ferramenta conhecida como Software Asset Management (SAM). Que consiste em um processo para decidir sobre a compra e alienação de sistemas, estratégias de identificação e eliminação de programas pouco utilizados.
Assim, a gestão desses ativos passa pelo gerenciamento e otimização dos softwares utilizados a partir de práticas que permitem controlar as soluções tecnológicas.
Os ativos podem ser qualquer item que gere valor para a empresa. São classificados como tangíveis (softwares, computadores, ferramentas de desenvolvimento e contratos) ou intangíveis (imagem e capital intelectual).
Quando os ativos de TI não são gerenciados, a empresa desconhece o que foi adquirido e usado na cadeia de valor. Com isso, a organização fica vulnerável às práticas irregulares, por exemplo: uso de sistemas sem licença.
Principais benefícios da gestão de ativos de TI
- Redução de custos
- Diminuição dos riscos
- Aumento da produtividade
- Redução da dependência do suporte
- Melhoria da governança
- Aumento do diferencial competitivo
Um bom gestor utiliza ferramentas automatizadas, confiáveis e de última geração para gerenciar todos esses equipamentos. Nesse caso a redução de custos pode ser algo bem desafiador para as empresas, por isso uma solução é contratar serviços terceirizados. Assim, você reduz os gastos de equipe.
A DataUnique oferece uma ferramenta que monitora todos os equipamentos de seu negócio, informando quais softwares precisam de atualização e quais hardwares se tornaram obsoletos e necessitam de troca. Além desses benefícios o gestor também passa a ter conhecimento organizacional de toda a estrutura do seu negócio em termos de quantidade, localidade e usabilidade.